domingo, 15 de novembro de 2009

Mais do que um drink

Barman, barboy, barwoman ou bargirl, todos esses são sinônimos para classificar o mesmo tipo de profissional que de acordo com o dicionário seria aquele que prepara e serve bebidas em bares. No entanto o termo bartender foi inserido nesse contexto e vem definir o profissional que além de preparar os drinks clássicos e aventurar-se na mistura de bebidas, respeitando o equilíbrio dos sabores, ainda demonstra habilidades com flair e outros truques.
O primeiro registro de flair bartender no mundo foi no final de 1800 quando Jerry Thomas criou o cocktail Blue Blazer que consiste em uma dose de whisky em chamas e àgua fervente, misturados passando os liquídos de uma caneca para a outra, o que dá a impressão de uma cachoeira de fogo. Desde então outros registros de flair bartender ocorreram fazendo sucesso e dispertando interesse pelos antigos barmans.
Com todo esse sucesso foram criados sites, postados vídeos, abertas escolas e feitos até hoje diversos campeonatos mundiais que conta com a presença de várias feras desta àrea, que apesar de não contar com muitas mulheres em relação aos homens, sempre tem ao menos uma representante no top dos dez melhores do mundo.
No geral esse tipo de profissional deixou de ser apenas aquele que serve drinks, cocktails e afins e passou a fazer verdadeiras obras de arte com suas mãos, dando verdadeiros shows e animando as baladas, através de performances que incluem dança, malabarismo, bastões em chamas, belas decorações e bebidas deliciosas.
Porém para isso é preciso que o profissional desta àrea tenha muita habilidade, equilíbrio, desenvoltura e determinação. Por isso cada vez mais o bartender vem se aperfeiçoando ao mercado, buscando obter um diferencial que venha a atender as necessidades e ao mesmo tempo entreter o cliente de modo a conquistá-lo.
Essa característica pode classificá-los como showmens, pois apesar de venderem bebidas eles são contrados especialmente para divertir os clientes através de suas apresentações quase que circenses.
Poucos são os que mostram todo essa desenvoltura, porém aqueles que o fazem são disputados, reconhecidos, ganham prêmios e lotam as casas em que trabalham, onde muitas vezes os clientes vão especialmente a aquele lugar pelo entretenimento que lhes é proporcionado pelo bartender atrás do balcão.

Um comentário: